Conservação Preventiva
- Ariádna Franco
- 16 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Ofertado pelo Município de Belo Horizonte, via Lei Municipal de Incentivo a Cultural em 2019, com a implementação via Arquidiocese de Belo Horizonte através do Núcleo de Estudos em Pastoral da Cultura (NEPAC) abrigado pelo ANIMA – PUC Minas, o curso teve uma excelente procura de mais de 600 inscrições para as 120 vagas com uma média presencial de 92% das vagas ocupadas. O curso abrange os conhecimentos básicos culturais sobre o patrimônio, sua manutenção, limpeza e transporte, principais danos, procedimentos emergenciais e a difusão desses conhecimentos na comunidade.
A formação prioriza a compreensão das especificidades desse patrimônio com ênfase na não intervenção e na qualificação técnica para a manutenção correta, assim como possibilitar à comunidade socialmente envolvida a gama de conhecimentos necessários à compreensão das necessidades especiais no cuidado com os bens culturais historicamente constituídos e preservados pelas instituições de guarda e igrejas.
Os egressos estão em condições de orientar os demais membros socialmente comprometidos com o patrimônio e se apropriar das leis de incentivo desenvolvendo projetos, acessando possíveis fontes de financiamento.

Comments